Velocidade do tema

Nossos temas são 100% construídos buscando o melhor desempenho, tanto em questões de design e experiência ao cliente, quanto em questões de velocidade e performance.

Nesse artigo vamos explicar alguns pontos da plataforma em questões de velocidade e mostrar como você pode descobrir o que pode estar causando lentidão na sua loja.

Pagespeed, GTmetrix e outros medidores de performance

É normal que a primeira consulta de performance que você faça da sua loja seja a um desses sites medidores. Caso tenha feito isso, verá que a nota é muito baixa, normalmente menor que 10. Isso acontece porque nenhum desses sites serve para medir a velocidade de um ecommerce em plataformas SaaS, como a Loja Integrada. São feitos para páginas estáticas e não mostrarão, de fato, a velocidade da sua loja.

A Loja Integrada possui um artigo oficial em seu manual sobre o assunto: https://ajuda.lojaintegrada.com.br/pt-BR/articles/4723466-como-melhorar-a-minha-nota-no-pagespeed

Como saber se o tema está provocando lentidão na minha loja?

Já adiantamos que nossos temas não provocam lentidão a sua loja, são extremamente rápidos. Quando um tema possui algum problema, seja um bug ou problema de performance, nós sabemos de forma rápida, já que o mesmo tema está aplicado em diversas lojas, logo, todas apresentariam o mesmo problema.

Mas com certeza o melhor teste que você pode fazer, é acessar a loja de demonstração do seu tema e verificar a velocidade que a mesma apresenta comparado a sua. A loja de demonstração é uma loja normal com tudo cadastrado(diversos banners, vários produtos, 3 vitrines, formas de pagamento, envio categorias etc), e com um tema instalado com todas as funcionalidades ativadas, já que ela serve para demonstrar as funcionalidades da loja.

Na loja de demonstração não há outros scripts ou apps instalados, portanto, nesse teste você consegue constatar a real velocidade da plataforma com o tema.

Importante: O nosso suporte é apenas ao nosso tema, portanto, se a lentidão da sua loja não é provocada pelo tema, você deve verificar outros apps ou scripts que possa ter instalado. Nós não fazemos análise de velocidade da sua loja para detectar o que está causando a lentidão.

Quais itens mais provocam perda de desempenho?

Você irá perceber que a grande lentidão da sua loja se concentra na home, pois é lá onde os itens e apps normalmente ficam expostos.

Vitrines

As vitrines da loja na home geram uma grande perda de desempenho. Cada uma pode trazer diversos produtos com imagens e até imagens extras. Cada vitrine que colocar na sua home irá gerar lentidão da mesma. Vitrines são aquelas de mais vendidos, lançamentos, destaques ou categorias.


Smarthint e Fidelizar Mais

As vitrines personalizadas do smarthint podem causar grande lentidão na loja, além do motivo acima, elas também veem de uma API externa, que não raramente apresenta lentidão. O Fidelizar Mais não deveria, pois vários aplicativos do mesmo nem estão na página inicial, porém, o mesmo carrega seus scripts em toda a loja, o que acaba gerando lentidão na home mesmo sem ter scripts nela.


Scripts colocados por você

Muito cuidado com scripts pegos na comunidade ou fornecidos por sites externos, não instale nada na sua loja que você não saiba de fato o que faz. Principalmente scripts de sites externos, em que sua loja precisa consumir da app deles. Caso o servidor deles esteja com alguma lentidão, a mesma será passada para a sua loja.


Outros apps da plataforma

Os outros apps da plataforma também podem causar algum tipo de lentidão, porém, não é muito comum. É importante que você faça um teste A/B com todos(desinstalando e testando) para tentar achar uma possível perda de desempenho provocada por algum deles.


Banners

Esse é clássico, mas temos que citar também, claro que a quantidade de banners na sua loja irá causar uma perda de desempenho. As imagens sempre geram bastante peso de carregamento, não exagere na quantidade. A plataforma permite banners com até 500kb, mas o ideal é que tenham menos de 300kb, e caso seja banners extras ou mobile, o ideal é até 200kb.